Uma das metas de toda indústria é alcançar a produtividade industrial, ou seja, fazer o máximo com o menor esforço possível, no menor tempo, com o mínimo de recursos e de gastos. E quem mostra se esse objetivo está sendo alcançado são os famosos indicadores de produtividade industrial. Continue a leitura e entenda o que esses indicadores são e o que estão dizendo sobre a sua produtividade.
Produtividade industrial x produção industrial
Antes, porém, é preciso saber que produtividade não é o mesmo que produção. Produção é o resultado do fluxo produtivo e envolve toda a cadeia, desde aquisição de matérias-primas, captação das informações necessárias e reunião de pessoal à geração de um produto de saída, seja um bem de consumo ou um serviço.
Já produtividade é a união dos processos industriais e ações dos colaboradores para entregar o produto. Ela engloba estratégias, protocolos, equipamentos, gestão e ferramentas que poderão ser aperfeiçoados para atingir o resultado final. Essa conclusão vem a partir da leitura dos indicadores. Assim, sem um bom planejamento, o aumento da produção pode levar à redução da produtividade industrial, por exemplo.
Indicadores de produtividade industrial
De modo geral, os indicadores são informações que permitem avaliar tanto o desempenho quanto a eficiência dos processos, além do rendimento dos colaboradores, qualidade dos produtos e os custos envolvidos.
Os indicadores consideram diversos aspectos da produção industrial, como:
Com esses dados atualizados em mãos, os gestores podem identificar os pontos que precisam de correção antes que causem algum prejuízo na indústria.
Parâmetros mínimos de produtividade
Entretanto, para saber se a produtividade industrial segue a todo vapor, é preciso estabelecer valores mínimos. Uma indústria que produz 5 mil peças por semana com uma determinada quantidade de horas trabalhadas e custos precisa ter essas quantidades como valor mínimo para adotar novas ações que irão menos equipamentos e insumos, menos custos e menos mão-de-obra para manter a produção ou até aumentá-la. Se as alterações mostrarem que os resultados estão abaixo desses parâmetros mínimos, é preciso corrigir as medidas para aumentar a produtividade industrial.
Por exemplo: se o objetivo é reduzir os custos da indústria em 20%, mas manter o mesmo nível de produção, é preciso analisar quais indicadores podem ser otimizados na cadeia produtiva. É por isso que os processos de produção precisam ser conhecidos nos detalhes pelos gestores. Assim, o caminho para alcançar a sonhada produtividade industrial se tornará mais fácil e rápido.
Oliveira Rolamentos Soluções Industriais
A Oliveira Rolamentos pode auxiliar na produtividade industrial da sua empresa. Além das peças industriais de qualidade, variedade de marcas, modelos e até exclusividade, o e-commerce com estoque próprio e os 32 anos de experiência garantem os melhores preços do mercado. Aproveite nossa assistência 24 horas e converse com um dos nossos consultores e saiba como podemos ajudar a sua indústria.