Quando se fala em produção de peças, parece óbvio quando se fala em gerenciamento do ciclo de vida das ferramentas. Mesmo assim, o cuidado no armazenamento ainda é muito negligenciado, gerando diversos gargalos.
Se o processo de armazenar for muito mal feito, pode afetar toda a competitividade, a produtividade e a qualidade da indústria.
Existem alguns problemas bem comuns com o ferramental, que são: a falta de ferramenta, o manuseio inadequado, os estoques elevados e ferramentas inadequadas. Veja abaixo o que cada um pode causar.
Tem como o objetivo de otimizar os processos que utilizam as ferramentas. Mas para isso, o ideal é que todas as atividades necessárias descrevem para a melhor utilização dos recursos de armazenar peças.
No entanto, o gerenciamento dentro da indústria pode ser realizado de diferentes níveis. Podendo ser internalizado, que utiliza a própria estrutura da empresa para que possa manusear e gerenciar as ferramentas. Precisando de um tratamento mais específico. Ou ainda, podendo terceirizar para outra empresa, que assume os processos ligados de gerenciamento da armazenagem de peças, como por exemplo: a compra, o estoque, o pessoal especializado, a logística interna, entre outros.
Mas para que possa realizar o gerenciamento de armazenamento, é preciso que as verificações sejam constantes para que os processos pré determinados sejam seguidos, por exemplo: ter o controle do estoque para assegurar os novos modelos, trabalhar em conjunto com o fornecedor das peças para garantir que o seu uso seja utilizado de maneira correta evitando as possíveis falhas.
A maioria dos itens poliméricos, que inclui as borrachas vulcanizadas e alguns outros elastômeros, tendem a ter alterações em suas propriedades durante seu armazenamento. Podendo ter como causa o endurecimento, amolecimento, rachaduras, fissuras ou outras degradações que podem acontecer devido contato com oxigênio, umidade, calor e/ou luz. O que pode tornar o uso impróprio.
Sendo assim, as suas recomendações indicam quais são as condições adequadas para fazer o armazenamento do item. Seja como um produto composto ou um único item. Veja abaixo quais são as recomendações:
A temperatura do armazenamento não pode ultrapassar 50° C. As temperaturas mais baixas não são prejudiciais, desde que o manuseio das borrachas sejam feitas de maneira correta com muito cuidado e que não sejam distorcidos.
Mas quando as suas temperaturas estiverem baixas, os itens devem ser aquecidos cerca de 30° C antes de serem utilizados.
Se o ambiente não tiver corrente de ar, o ideal é que a umidade seja 65%.
Proteção contra a luz solar direta e forte luz artificial com alto teor de ultravioleta é importante. A não ser embalados em recipientes opacos, é aconselhável cobrir as janelas com telas ou revestimento vermelho ou laranja.
Devem ser protegidos os elastoméricos de ar circulante, o máximo possível. Pois o ozônio é prejudicial à borracha, as salas de armazenamento tem que ser livres de equipamentos que soltam faíscas elétricas e até descargas.
Os itens têm que ser armazenados numa posição relaxada, ou seja, livre de compressão ou tensão.
O contato com materiais semi-sólidos e líquidos, como os solventes, os óleos e as graxas, devem ser evitados, acaso se for embalado pelo fabricante.
Os materiais devem ser separados com camadas de papel celofane ou polietileno, mas os metais manganês, cobre ou ferro, ou as ligas de cobre podem ter um efeito nocivo sobre as borrachas.
O contato com outras borrachas ou creosoto devem ser evitados.
Elastômeros devem ser armazenados por um período tão curto quanto possível, e uma rigorosa rotação do estoque deve ser praticada.
O álcool, a água e o sabão são os menos prejudiciais, mas todas as peças devem ser bem secas à temperatura ambiente antes do uso. Solventes orgânicos são mais prejudiciais.
Se a armazenagem for feita em condições menos ideais, reduz a vida do produto.
Com o objetivo de evitar problemas nas produções, as indústrias vêm buscando cada vez mais soluções para vedações. Já que alguns contratempos podem interromper e gerar grandes prejuízos na vedação.
Nosso e-commerce Oliveira Rolamentos conta com a solução em peças para Vedação Industrial que garante alta performance para o processo industrial.
Tornando a Oliveira Rolamentos sua fornecedora, você contará com um time de especialistas que te ajudará a não cometer possíveis falhas de armazenamento. Fale agora com um dos nossos consultores técnicos e teremos prazer em ajudá-lo.
Somos uma empresa especializada há mais de 32 anos de atuação no mercado oferecendo serviços industriais e tecnologia. Com produtos de altíssima qualidade e durabilidade.